Na área da saúde, a precisão na administração de medicamentos é um fator importante para a segurança dos tratamentos. Afinal, erros podem gerar eventos adversos, o que é uma grande preocupação. Dados oficiais do Boletim de Farmacovigilância da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) demonstram que o problema também afeta a parte financeira das instituições, pois os custos globais associados a esses erros são estimados em aproximadamente 225 bilhões de reais por ano.
Considerando isso, a automação nos processos de infusão contribui para a redução de erros, especialmente em casos de longo prazo. Diante desse cenário e da necessidade de humanização, a relevância das bombas elastoméricas se destaca. Mas, antes de nos aprofundarmos no assunto, vamos contextualizar o que é uma bomba elastomérica.
Trata-se de um dispositivo descartável, que funciona sem a necessidade de eletricidade ou programação eletrônica. O mecanismo se baseia em um balão flexível (elastômero) que armazena a medicação e, ao ser preenchido, exerce uma pressão constante. Essa pressão força o líquido a passar através de um tubo, que oferece uma taxa de fluxo (vazão) contínua.
A ausência de componentes eletrônicos e a facilidade de uso em diferentes contextos de cuidado fazem com que esses dispositivos proporcionem uma solução prática e segura para a infusão de fármacos. Afinal, a portabilidade da bomba elastomérica tem um impacto direto na adesão do paciente e ainda gera uma redução de custos quando comparada à internação tradicional.
A Samtronic compreende essa necessidade e disponibiliza as linhas Elastosam e Infusam para atender aos padrões de qualidade e segurança necessários. Portanto, a partir de agora, vamos detalhar as principais indicações para o uso das bombas elastoméricas e os cuidados para garantir o sucesso da terapia.
As bombas elastoméricas são ideias para a infusão controlada de medicamentos por longos períodos, inclusive no ambiente domiciliar (home care). Tendo isso em vista, a facilidade de manuseio é um grande diferencial. Afinal, essa característica aumenta a autonomia e a qualidade de vida do paciente ao permitir o tratamento fora do hospital.
Dito isso, as principais vantagens do tratamento com bombas elastoméricas são:
Sendo assim, as principais indicações para o uso incluem:
Veja também: Alimentação e nutrição em pacientes acamados
Os cuidados no uso de bombas elastoméricas envolvem a manipulação correta do dispositivo, a proteção do acesso venoso e a atenção a fatores ambientais que podem afetar o fluxo de infusão. Seguem, abaixo, os principais cuidados:
Na Samtronic, fornecemos duas soluções em sistema de infusão elastomérico. Conheça um pouco sobre cada uma delas:
Para conhecer mais sobre as opções, entre em contato conosco! Além disso, continue em nosso blog para aprimorar seus conhecimentos em temas da área da saúde!
Dúvidas? Estamos aqui para ajudar! Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe nossa equipe especializada fornecer as respostas e soluções que você precisa.