Boas práticas na troca de equipos de infusão: tempo ideal e cuidados

Segundo dados internacionais, divulgados pelo Hospital Sírio-Libanês, aproximadamente 80% dos pacientes atendidos recebem algum tipo de terapia infusional por veia periférica. Por via central, o número pode variar de 20 a 70%.

Levando isso em consideração, a segurança do paciente nesses procedimentos deve ser a prioridade de qualquer instituição de saúde. Tendo em vista que a administração de medicamentos e soluções por via intravenosa, utilizando equipos e outros dispositivos de infusão, representa um tratamento de grande relevância, ela exige atenção redobrada por parte de toda a equipe de saúde, especialmente da enfermagem, que precisa estar alinhada com as melhores práticas para assegurar a eficácia da terapia e, acima de tudo, prevenir complicações.

O equipo é um dispositivo descartável utilizado para levar fluidos, como soro, medicamentos ou dietas, até o paciente, por via intravenosa, enteral ou outros métodos de infusão. Existem vários tipos de equipos para uso médico-hospitalar, cada um com características e finalidade específicas.

A Samtronic oferece uma linha completa, com variados tipos de equipos de infusão, desenvolvidos para auxiliar os profissionais e cumprir rigorosamente as boas práticas em biossegurança e os protocolos clínicos. Os produtos foram projetados visando a máxima segurança e compatibilidade com as bombas de infusão da Samtronic e/ou universais. Afinal, a qualidade do material é o primeiro passo para o sucesso da infusão.

 

O tempo de troca de equipos: boas práticas

Um dos aspectos mais importantes das boas práticas de manutenção do sistema de infusão é determinar o tempo de troca de equipos de forma correta. Essa padronização minimiza a proliferação microbiana e reduz o risco de infecções.

As orientações para os equipos são:

  • Giraset: a cada 48 horas;
  • Milset: a cada 72 horas;
  • Icaset: a cada 72 horas e
  • Amiset: a cada 96 horas (com troca do trecho a cada 24 horas).

Observação: essa recomendação é exclusiva da fabricante. No entanto, poderá sofrer alteração a depender da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da instituição, não podendo ultrapassar o tempo especificado.

Por isso, é indispensável que a enfermagem siga o protocolo institucional, que deve estar alinhado às normas vigentes. O uso dos equipos, muitos deles livres de substâncias como PVC e DEHP, oferece alta qualidade para os procedimentos.

 

Leia mais: Alimentação e nutrição em pacientes acamados

 

Boas práticas em biossegurança e cuidados

A simples troca no tempo ideal não é suficiente. As boas práticas em biossegurança englobam todo o processo de manuseio e troca de equipos. Confira:

  • Higiene das mãos e técnica asséptica: o passo mais básico e mais importante. A higienização das mãos e o uso da técnica asséptica durante a conexão, desconexão e troca do sistema são elementares para qualquer procedimento.
  • Preparação e rotulagem: todas as soluções e medicamentos devem ser preparados em área limpa e identificados com rótulos padronizados, incluindo nome da medicação, volume, data, horário da preparação e da próxima troca de equipos. Consequentemente, a rastreabilidade do tratamento é aprimorada.
  • Inspeção do sistema e acesso venoso: periodicamente, a enfermagem deve inspecionar o sistema de infusão, procurando por danos no equipo, precipitação de medicamentos ou refluxo de sangue e o local de inserção para verificar sinais flogísticos, como calor, rubor ou presença de secreção, que indicam infecção ou flebite. Qualquer alteração em um dos componentes exige uma avaliação e, muitas vezes, a troca imediata do sistema.

 

Uso de equipos da Samtronic

A empresa oferece as linhas Amiset, Giraset, Milset e Icaset, que possuem finalidades específicas as suas respectivas bombas. O uso desses dispositivos de alta qualidade reduz erros de vazão e certifica a precisão da dose. Os equipos gravitacionais da linha Graviset também estão disponíveis na versão para nutrição.

 

Apoio às boas práticas e segurança na infusão

Seja em um ambiente hospitalar ou em situações de tratamento em casa, a precisão e a segurança dos dispositivos são decisivas. Além disso, os extensores Extenset da Samtronic permitem o prolongamento seguro da linha de infusão, mantendo a qualidade e a confiabilidade em diversos cenários clínicos.

O sucesso da terapia de infusão passa, indiscutivelmente, pelo cumprimento das diretrizes de troca de equipos e pela adoção de boas práticas em todo o manuseio do sistema. A escolha de dispositivos de ponta, como os equipos de infusão da Samtronic, que são certificados pelo INMETRO e projetados com foco em biossegurança é um investimento direto na segurança e no bem-estar do paciente.

A padronização, o treinamento constante da equipe e a vigilância contínua, portanto, são a chave para manter o aprimoramento na enfermagem e na assistência à saúde.

 

Quer aprofundar seus conhecimentos em dispositivos médico-hospitalares e na segurança do paciente? Continue explorando o blog da Samtronic, em que temos diversos conteúdos sobre as linhas de bombas de infusão e demais produtos. Aproveite!

Precisa de mais informações?

Dúvidas? Estamos aqui para ajudar! Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe nossa equipe especializada fornecer as respostas e soluções que você precisa.

Newsletter

Cadastre nossa newsletter para receber informações de atualização, novidades e novos produtos.
Copyright © 2024 Samtronic Indústria e Comércio Ltda.