O desperdício de medicamentos é uma preocupação global com impactos significativos nas finanças hospitalares, no orçamento público e privado de saúde, no meio ambiente e, principalmente, na qualidade do cuidado ao paciente. O Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia, está entre os dez países que mais consomem medicamentos no mundo, chegando à marca de 162 bilhões de doses comercializadas. Com o alto consumo, a tendência é que também seja perdido um grande volume de insumos.
Isso pode acontecer por erros na administração, falhas no controle de estoque ou descarte incorreto, o que pode representar um prejuízo de bilhões de reais para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para as instituições privadas.
O cenário pode ser agravado pela complexidade de tratamentos que envolvem a aplicação de injetáveis e a necessidade de precisão, sobretudo em terapias críticas, como a aplicação em pacientes com alta dependência de medicamentos.
Quando falamos em aplicação intravenosa, precisão é uma questão de segurança. Erros de dosagem ou desvios de qualidade no preparo podem levar à necessidade de descarte, comprometendo a gestão de recursos.
Portanto, a busca por soluções eficazes para otimizar o uso e reduzir o desperdício desses insumos é importante, e é aqui que a tecnologia de dispositivos médico-hospitalares, como os oferecidos pela Samtronic, torna-se um diferencial.
A administração, especialmente por via intravenosa, exige um controle rigoroso de volume e tempo. A falta de padronização nos métodos de aplicação de injetáveis e nos cálculos da receita é uma das principais fontes de desperdício.
As bombas de infusão da Samtronic, as mais populares no Brasil, são ferramentas que oferecem uma das principais soluções para este desafio. Esses dispositivos, como os modelos da família Icatu, garantem uma taxa de infusão precisa, minimizando o risco de sub ou superdosagem, o que pode levar à necessidade de descarte do medicamento por erro de preparo ou administração. Elas proporcionam:
Veja mais: Sistema de sucção aberto ou fechado, o que muda?
A linha de descartáveis da Samtronic, que inclui extensores e equipos, como o Icaset, e seringas para bombas de infusão, foi desenvolvida com foco na máxima utilização dos insumos. Confira algumas vantagens abaixo:
Portanto, a combinação de dispositivos precisos, como as bombas de infusão com descartáveis de alto padrão que otimizam o volume administrado, compõe soluções integradas que são a chave para a redução do desperdício na aplicação.
A atenção ao detalhe em cada etapa, desde a gestão de medicamentos até a correta utilização dos dispositivos, faz com que os recursos sejam utilizados de forma responsável, segura e economicamente viável.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre o uso correto e seguro de dispositivos médico-hospitalares na terapia de infusão e conhecer outras soluções que a Samtronic oferece para a aplicação de medicamentos, confira outros textos em nosso blog.
Dúvidas? Estamos aqui para ajudar! Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe nossa equipe especializada fornecer as respostas e soluções que você precisa.