Em meio às complexidades e desafios da recuperação de lesões por queimaduras, a fisioterapia surge como um auxílio considerável. Com a proximidade do Dia Mundial da Fisioterapia, em 8 de setembro, destacamos a relevância do tratamento fisioterapêutico para a reabilitação de queimados no processo de recuperação. O objetivo é de restaurar a função motora e devolver a qualidade de vida aos pacientes.
Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de um milhão de queimaduras ocorrem anualmente no Brasil, ocupando o quarto lugar por causa de óbito entre crianças no país. Diante dessas estatísticas, a abordagem da clínica de fisioterapia para queimaduras é decisiva desde os primeiros momentos, e a intervenção precoce minimiza sequelas graves, como contraturas e deformidades.
A reabilitação de queimados é um processo multidisciplinar e a fisioterapia desempenha um papel de destaque. Afinal, as queimaduras afetam a pele, mas também podem atingir tecidos mais profundos, como músculos, articulações e nervos, comprometendo a mobilidade e a funcionalidade. Portanto, o tratamento fisioterapêutico deve ser individualizado, focando nas necessidades específicas de cada paciente. A fisioterapia, nesse contexto, atua em diversas frentes, incluindo o controle da dor, a melhora da cicatrização e a prevenção de complicações.
Uma das maiores preocupações no tratamento de pacientes queimados são as cicatrizes de queimadura. O tecido cicatricial pode se tornar rígido e contraído, precisando da prevenção de contraturas pós-queimadura. Isso leva a necessidade do uso de dispositivos médico-hospitalares, que se tornam um grande aliado das clínicas especializadas em reabilitação de queimaduras.
A fisioterapia para queimados utiliza diversas técnicas para amenizar as sequelas e devolver a funcionalidade. Para as cicatrizes hipertróficas e queloides, a terapia de compressão é uma das abordagens mais eficazes. A drenagem linfática em queimados também é muito utilizada para reduzir o edema, melhorando a circulação.
A Samtronic, sabendo da importância dessas abordagens, oferece dispositivos que complementam e potencializam o tratamento fisioterapêutico. A bomba de infusão Icatu S 4.0 PCA Intelli, por exemplo, é ideal para analgesia controlada pelo paciente, oferecendo controle preciso da dor aguda.
Além disso, os equipos da linha Icaset são desenvolvidos para garantir a segurança e a precisão na administração de medicamentos e fluidos, necessários no tratamento e recuperação desses pacientes.
O uso correto desses dispositivos, assim como o alongamento para sequelas de queimaduras, potencializa a recuperação. O alongamento, aliás, ajuda a aquecer os tecidos, aumentando o fluxo sanguíneo e o oxigênio, o que, por sua vez, torna os músculos mais receptivos ao movimento.
Saiba também: A importância da prevenção de trombose em pacientes acamados
A reabilitação de queimados é um processo lento, que exige paciência, resiliência e dedicação do paciente e de toda a equipe de saúde. É um desenvolvimento que vai além dos exercícios para pacientes com queimaduras e do cuidado com as cicatrizes. É sobre recuperar a autonomia, a autoestima e a capacidade de viver plenamente.
Afinal, a fisioterapia é uma facilitadora que transforma o trauma em recuperação. Ela desenvolve o movimento, o toque e a esperança. A Samtronic, com seus dispositivos para terapia de infusão no controle da dor, orgulha-se de fazer parte desse processo, oferecendo ferramentas que potencializam o trabalho de profissionais e ajudam a melhorar a vida de pacientes em clínicas de fisioterapia para queimaduras.
Quer saber mais sobre como nossos dispositivos podem ajudar na reabilitação? Entre em outros conteúdos do nosso blog e explore textos sobre a importância de equipamentos de infusão e outras soluções inovadoras.
Dúvidas? Estamos aqui para ajudar! Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe nossa equipe especializada fornecer as respostas e soluções que você precisa.