Fatores que influenciam a taxa de gotejamento das infusões

A terapia de infusão é uma das bases dos cuidados de saúde, abrangendo desde a administração de soluções até a aplicação controlada de medicamentos vitais.

A precisão na administração é crítica, pois desvios na dosagem ou no tempo de infusão podem ter consequências diretas na segurança e eficácia do tratamento, principalmente em população vulneráveis, como na pediatria. Isso porque, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os pacientes pediátricos são mais vulneráveis a eventos adversos envolvendo a utilização de fármacos.

Sendo assim, a administração correta e em tempo hábil de medicamentos, como em casos de sepse, reduz significativamente os fatores que aumentam a taxa de mortalidade e, consequentemente, contribui para os fatores responsáveis pela redução da taxa de mortalidade.

Portanto, a certeza de uma taxa de infusão exata é um fator decisivo na qualidade do atendimento ao paciente. Historicamente, a contagem manual de gotas baseada na tabela de gotejamento de soro apresentava margens de erro consideráveis. Afinal, para controlar a vazão com precisão milimétrica, principalmente em logos períodos ou com fármacos de alto de risco, as bombas de infusão se tornaram indispensáveis.

Os fatores que influenciam a taxa de gotejamento das infusões destacam a complexidade desse processo e o papel da tecnologia médico-hospitalar, com foco especial nas bombas de infusão, como as fornecidas pela Samtronic.

 

Os fatores físicos e clínicos que afetam a infusão

A taxa de gotejamento, mesmo com o uso de bombas, é sensível a uma série de fatores, que podem ser divididos em categorias físicas (relacionadas ao sistema) e clínicas (relacionadas ao paciente e ao fluido).

 

Fatores relacionados ao sistema (físicos)

  • Viscosidade e densidade do fluido: soluções mais viscosas, como sangue ou algumas soluções concentradas, tendem a fluir mais lentamente no sistema em comparação com soluções aquosas mais simples. Além disso, a densidade do fluido também exerce influência. No uso gravitacional, fluidos mais viscosos exercem alta influência. Contudo, nas bombas de infusão, a vazão programada é mantida, mas o dispositivo precisa gerar uma pressão maior para vencer a resistência do fluido viscoso.
  • Comprimento e diâmetro do dispositivo de acesso: dispositivos de acesso mais longos ou de diâmetro menor (calibres mais finos) aumentam a resistência ao fluxo, requerendo maior pressão para manter a mesma taxa de infusão. Este é um fator que o profissional de saúde deve sempre considerar ao selecionar o acesso venoso. Por outro lado, com o uso de bombas de infusão, a vazão é mantida, sendo este fator percebido pelo equipamento apenas como um aumento na pressão interna do sistema.
  • Altura e pressão: em sistemas de gotejamento por gravidade, a altura do frasco em relação ao local de punção é crítica. Contudo, as bombas de infusão superam essa dependência ao aplicar pressão positiva, assegurando a taxa programada independentemente da gravidade. Portanto, este é um fator que influencia exclusivamente o sistema gravitacional.
  • Oclusões e dobras na linha: qualquer obstrução, desde uma dobra no equipo até oclusões no dispositivo de acesso, altera a taxa de gotejamento. As bombas de infusão modernas possuem sensores avançados que detectam imediatamente aumentos de pressão devido a oclusões, alertando o operador e interrompendo a infusão para certificar a segurança. Em sistemas gravitacionais, uma oclusão ou dobra interrompe o fluxo completamente, levando a uma subdosagem prolongada e sem alarme.

 

Saiba mais: Redução de riscos em aplicações clínicas com terapias concomitantes

 

Fatores relacionados ao paciente e ao local de punção (clínicos)

  • Fatores teciduais (posição do membro): a movimentação do paciente ou a posição do membro infundido pode causar dobras ou a compressão do dispositivo de acesso, influenciando o fluxo. Por conseguinte, o monitoramento contínuo é importante. Esse é um fator que pode interromper o fluxo no método gravitacional. No uso com bomba de infusão, essa interrupção gera um alarme de alta pressão de oclusão, alertando o profissional para reposicionar o membro ou verificar o acesso venoso.
  • Pressão venosa central (PVC): em pacientes com pressão venosa elevada, a força contrária ao fluxo de infusão é maior, sendo outro fator que exige a precisão da pressão controlada pela bomba. No gotejamento gravitacional, uma PVC elevada pode criar maior resistência e retardar o fluxo. Em contraste, o uso de bombas de infusão supera a maioria das resistências venosas centrais fisiológicas, mantendo a vazão programada e eliminando a influência deste fator.
  • Fatores de risco (infiltração): se o fluido infundido extravasar para o tecido circundante, a bomba detectará um aumento de pressão. A detecção precoce de fatores de risco de extravasamento é um diferencial das bombas de infusão, que fazem com que o medicamento seja administrado de forma adequada. No sistema gravitacional, a infiltração é um fator de risco que não causa alteração perceptível no gotejamento, sendo notada tardiamente pelo inchaço. Portanto, o extravasamento é detectado de forma mais segura com as bombas de infusão.

 

O papel das bombas de infusão da Samtronic na precisão

As bombas de infusão representam a tecnologia mais eficaz para mitigar a maioria dos fatores de variação e garantir uma infusão precisa. Além disso, a Samtronic oferece soluções que proporcionam exatidão na taxa de gotejamento programada. Confira:

  • Controle para precisão volumétrica: a linha Icatu é ideal para grandes volumes e infusões contínuas, eliminando a variabilidade da tabela de gotejamento de soro e assegurando que a taxa de infusão de glicose ou de outras soluções seja mantida com consistência.
  • Aplicações de alta vigilância: modelos de seringa, como a Mongatu, são projetados para a administração de volumes extremamente baixos, necessários em pediatria ou anestesiologia (TCI). A precisão da bomba de seringa é um fator determinante para reduzir erros de dosagem em tratamentos críticos, em que cada gota é levada em consideração.
  • Biblioteca de drogas (DERS): as bombas mais avançadas da Samtronic, como as linhas Icatu e Mongatu, incluem um sistema de biblioteca de drogas inteligente que auxilia na programação correta, um recurso indispensável para reduzir erros humanos, que são um fator de risco.

 

Por isso, a escolha de equipamentos confiáveis, como os fornecidos pela Samtronic, é um dos principais fatores responsáveis pela otimização dos resultados terapêuticos.

 

Se você quiser aprofundar seu conhecimento sobre as melhores práticas e a tecnologia por trás da segurança na infusão, clique aqui e explore outros textos do blog da Samtronic para aprimorar o cuidado ao paciente!

Precisa de mais informações?

Dúvidas? Estamos aqui para ajudar! Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe nossa equipe especializada fornecer as respostas e soluções que você precisa.

Newsletter

Cadastre nossa newsletter para receber informações de atualização, novidades e novos produtos.
Copyright © 2024 Samtronic Indústria e Comércio Ltda.