A prevenção da trombose em pacientes acamados é um tema relevante na área da saúde. Afinal, a imobilidade prolongada é um dos principais fatores de risco para a formação de coágulos sanguíneos que bloqueiam o fluxo de sangue, causando inchaço e dor na região. Se não for tratado corretamente, o problema pode agravar e gerar complicações, como a embolia, e levar o indivíduo a morte.
Essa embolia pode afetar o cérebro, os pulmões, o coração ou outra área. Se chegar ao pulmão, por exemplo, acontece a embolia pulmonar, uma condição que resulta em súbita falta de ar, exigindo atendimento imediato. Em geral, a trombose acontece após cirurgia, corte ou falta de movimento por muito tempo, sendo mais comum após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos.
Os pacientes que passam por cirurgias de joelho, quadril e trauma são o maior grupo de risco. A trombose após uma cirurgia ortopédica é, frequentemente, localizada nas pernas, levando ao entupimento da veia, o que causa dor e inchaço.
O problema afeta mais mulheres, mas homens também podem ter. Quando se avalia a faixa entre 20 e 40 anos, a incidência de trombose é um pouco maior nas mulheres por conta da exposição a fatores de risco, como anticoncepcionais e gestações.
Diante das informações acima, a importância da prevenção é inquestionável, pois se trata de um cuidado primordial para garantir a segurança e a qualidade de vida desses pacientes. Confira mais abaixo!
A medicina preventiva desempenha um papel chave na prevenção de doenças em geral, e a trombose não é exceção. A importância da medicina preventiva é especialmente notável quando se considera que o tratamento de uma trombose venosa profunda (TVP) já estabelecida pode ser complexo e o paciente ainda por ficar com sequelas.
Por isso, a prevenção de doenças é a melhor abordagem. É necessário que, nos cuidados com pacientes acamados, os profissionais de saúde e familiares estejam atentos aos riscos e implementem medidas preventivas.
Leia mais: Conectores para infusão: diferença de Luer Lock, Luer Slip e ENFit
Uma série de medidas pode prevenir a trombose em pacientes acamados no pós-cirurgia e no cotidiano. Os exercícios de movimentação das pernas e pés, mesmo que passivos, são importantes para estimular a circulação sanguínea.
A hidratação e nutrição adequadas, além do uso de meias elásticas no caso de insuficiência venosa, quando indicado pela orientação médica, são outras estratégias consideráveis. São nesses cuidados que a tecnologia hospitalar, como as torneiras e os conectores da Samtronic, desempenha o seu papel no bem-estar geral do paciente.
As torneiras e os conectores tornam o processo de infusão mais seguro e eficiente, minimizando os riscos de complicações e garantindo a administração precisa dos fluidos e medicamentos necessários.
Um paciente bem hidratado e nutrido tem um sistema circulatório mais funcional, o que é um dos fatores que ajudam a reduzir o risco de coagulação, e, portanto, apoia as medidas de prevenção da trombose venosa profunda.
Para os idosos e os grupos de risco, a atenção redobrada é importante para manter a qualidade de vida e evitar complicações graves. A importância da prevenção está em garantir a integridade e bem-estar do paciente a longo prazo.
Se você deseja aprofundar seu conhecimento sobre cuidados com a saúde e as soluções que a Samtronic oferece, explore outros conteúdos em nosso blog e se mantenha sempre informado!
Dúvidas? Estamos aqui para ajudar! Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe nossa equipe especializada fornecer as respostas e soluções que você precisa.