..

A Importância de uma alimentação leve em dias muito quentes

Nos últimos anos, vivemos ondas de calor cada vez mais frequentes e intensas. Mesmo para os brasileiros, que vivem em um país tropical, o clima recente exige uma preparação ainda melhor para evitar o desconforto de temperaturas acima de 35 °C.

Felizmente, também temos em nosso país as condições perfeitas para uma alimentação leve em dias muito quentes. Veja por que vale a pena mudar a dieta nesses momentos e o que fazer para aliviar o desconforto com saúde. Confira!

 

Benefícios de uma alimentação leve em dias quentes

Nós já somos acostumados a uma alimentação conectada com o clima de um país tropical e temos o privilégio de contar com opções de consumo saudável durante todo o ano.

Porém, esse cuidado deve ser redobrado agora que ondas de calor estão tão frequentes. Só em 2023, foram mais de 50 dias com temperaturas acima da média no Brasil, ou seja, por mais que tenhamos o costume de nos alimentar de acordo nos dias quentes, é preciso redobrar a atenção daqui para frente.

Veja os benefícios que a alimentação leve traz para nossos corpos.

Hidratação

Muita gente não pensa nisso, mas sabia que os alimentos que você consome também contribuem para a sua hidratação? A projeção é de que até 10% da água diária que precisamos vem da comida.

Já que a alimentação leve prioriza opções com bastante água, como frutas e verduras, você se mantém com a hidratação reforçada durante os dias quentes.

Digestão fácil

Uma das grandes vantagens da alimentação leve é facilitar o trabalho de seu sistema digestivo. São alimentos que o corpo processa com mais rapidez e extrai mais nutrientes para enfrentar o dia quente.

Mas por que é tão importante ter uma digestão fácil nessas situações? Os próximos tópicos destrincham essas razões!

Redução no consumo de calorias

É sabido que uma parte das calorias que o corpo consome ao longo do dia é voltada para manter a temperatura corporal por volta dos 36 °C, nível saudável para um ser humano, porém, a temperatura externa influencia nisso. Quanto mais quente, menos energia gastamos para manter nosso corpo dentro dessa meta.

Se precisamos de menos energia para manter nossa temperatura, alimentos quentes e calóricos acabam levando a desconforto quando o clima não colabora.

E como o corpo se resfria para manter a temperatura ideal? Isso mesmo, suando. A alimentação leve, nesse sentido, evita transtornos, mantém o bom estado da pele e até preserva suas roupas.

Menos sonolência durante o dia

Você já deve ter sentido aquela moleza depois de um almoço pesado, não é mesmo? Agora, imagine isso em um dia muito quente, que também faz o corpo baixar a rotação.

Pois é, uma alimentação leve em dias quentes dá mais energia, principalmente opções bastante nutritivas e hidratantes.

Mais tempo para atividades ao ar livre

Com uma digestão mais fácil e mais energia, você sente menos o peso do dia quente em seu estado físico e mental. É perfeito para aproveitar as atividades que as ondas de calor permitem, como praia, piscina e exercícios mais leves ao ar livre.

 

Dicas para uma alimentação equilibrada em dias muito quentes

Agora que você sabe a importância de se alimentar bem em dias muito quentes, veja as melhores dicas para reduzir o desconforto das ondas de calor.

Abuse dos líquidos

Hidratação é fundamental! Além de água e sucos, busque alimentos que trazem um extra para o seu corpo, como frutas mais suculentas.

Priorize frutas e pratos frescos

Falando em frutas, elas devem ser as estrelas da sua dieta em dias quentes. Afinal, além da água, possuem todos os nutrientes de que você precisa para mitigar os efeitos do calor no corpo.

Priorize também pratos frescos e frios, como saladas. Eles ajudaram na digestão e no resfriamento do corpo.

Prefira alimentos com pouca gordura

Alimentos gordurosos, como carnes pesadas e à base de leite e derivados, são uma escolha ruim para dias quentes. Além de aumentar o tempo de digestão, eles podem incluir mais calorias do que você precisa e acabar esquentando o corpo.

Coma mais e em menor quantidade

Uma dica interessante para os verões mais rigorosos é mudar um pouco sua rotina de refeições. Como comer muito contribui para a sonolência e diminui a eficiência do corpo por algumas horas, talvez seja mais interessante espalhá-las melhor ao longo do dia.

Tente fazer refeições mais frequentes quando o calor é muito, reduzindo as quantidades das porções. Assim, você se mantém com a nutrição e hidratação em dia, reduzindo os efeitos da temperatura.

Evite o sal

Comidas salgadas fazem com que o corpo retenha líquido, dificultando a hidratação em dias quentes. Portanto, reduza o sódio preferindo alimentos frescos e adicionando pouco ao prato.

Consuma mais potássio

Falando no equilíbrio da água dentro do corpo, o potássio é um elemento responsável por isso na alimentação dos seres humanos.

Algumas frutas, como banana e pêssego, são ricas no nutriente. A batata também, mas tente comer com moderação e em pratos frios. Sua pressão agradece!

Informe-se mais

Por último, queremos que você busque ainda mais informações por conta própria. Siga profissionais de nutrição nas redes sociais e conteúdos especializados sobre o assunto.

Com as ondas de calor mais frequentes, a nossa forma de adaptação a elas também evolui com o tempo. O próprio Ministério da Saúde publicou este ano um guia completo sobre cuidados para passar por esses dias com mais saúde e menos desconforto.

Você já sabe como ter uma alimentação leve em dias muito quentes, comece a botar nossas dicas em prática. Manter-se saudável e com o corpo protegido nunca foi tão importante.

Que tal se informar ainda mais sobre práticas de saúde para você e sua família? Acompanhe o novo canal informativo da Samtronic

Precisa de mais informações?

Dúvidas? Estamos aqui para ajudar! Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe nossa equipe especializada fornecer as respostas e soluções que você precisa.

Newsletter

Cadastre nossa newsletter para receber informações de atualização, novidades e novos produtos.
Copyright © 2024 Samtronic Indústria e Comércio Ltda.