Hemoterapia e segurança transfusional

A hemoterapia é utilizada no tratamento de diversas condições clínicas, desde traumas graves e cirurgias complexas até em doenças hematológicas crônicas.

Segundo dados do Ministério da Saúde de 2022, cerca de 1,4% dos brasileiros doam sangue, representando 14 pessoas a cada mil habitantes e um total de 3.159.774 milhões de doações de sangue por ano no Sistema Único de Saúde (SUS).

Graças aos doadores voluntários, podemos dispor desse estoque de sangue, e anualmente, milhões de vidas são salvas, o que permite aos pacientes uma melhor qualidade de vida. No Brasil, o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, demonstra a importância desse gesto altruísta, que é a base para que a hemoterapia funcione de forma eficaz.

A transfusão sanguínea, sendo um procedimento que envolve a administração de um componente biológico, requer um rigoroso controle de qualidade e segurança para assegurar os melhores benefícios ao paciente e evitar reações adversas.

Portanto, a segurança transfusional é o que sustenta toda a prática hemoterápica, englobando todas as etapas do procedimento, como a coleta, o processamento do sangue e, claro, a administração final.

 

Administração segura na hemoterapia

Mas, afinal, o que é a segurança transfusional na prática? Esse conceito significa aplicar protocolos estritos, utilizar equipamentos de ponta e contar com profissionais de saúde bem treinados. Nesse contexto, a escolha do material para a administração do hemocomponente é uma parte que deve ser muito bem analisada.

Para auxiliar na realização do procedimento, a Samtronic oferece equipos de sangue que podem ser utilizados durante o processo em conjunto com as bombas de infusão. O equipo para transfusão de sangue com filtro é projetado para proteger a infusão, um requisito de segurança indispensável.

Além disso, a fabricação desses equipos segue padrões rigorosos para evitar a contaminação e possibilitar um fluxo adequado. Afinal, a segurança e a precisão na taxa de infusão também são importantes, especialmente em pacientes pediátricos, cardiopatas ou aqueles que necessitam de uma transfusão controlada para evitar uma sobrecarga circulatória.

Diante disso, para um controle mais preciso e seguro, a transfusão por bomba de infusão está se tornando uma prática mais comum em alguns hospitais, o que é particularmente relevante para hemocomponentes que requerem uma taxa de infusão estritamente controlada.

 

Acompanhe: Relação entre saúde mental e câncer de próstata

 

Rigor técnico no processo hemoterápico

Para que a transfusão via bomba de infusão seja realmente segura e eficiente, a capacitação do técnico e da equipe de enfermagem é imprescindível. Profissionais que fazem um treinamento especializado em hemoterapia ou segurança transfusional aprendem a manipular corretamente os dispositivos, garantindo que o paciente receba o tratamento de forma otimizada.

Isso porque a qualidade do dispositivo é apenas uma parte da equação. O sucesso da hemoterapia depende da cadeia completa, que passa pelo doador e o receptor. É necessário, então, que os profissionais da saúde compreendam a importância de cada etapa e saibam identificar qualquer irregularidade, como reações transfusionais ou problemas com o fluxo do equipamento.

A manutenção e o controle de qualidade das bombas de infusão, como as da Samtronic, são responsabilidades compartilhadas que impactam diretamente na segurança do paciente.

 

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre dispositivos médico-hospitalares e segurança? Então, continue lendo outros textos em nosso blog para ficar por dentro das inovações do setor de saúde!

Precisa de mais informações?

Dúvidas? Estamos aqui para ajudar! Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe nossa equipe especializada fornecer as respostas e soluções que você precisa.

Newsletter

Cadastre nossa newsletter para receber informações de atualização, novidades e novos produtos.
Copyright © 2024 Samtronic Indústria e Comércio Ltda.